og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Carreira e Empreendedorismo

Setembro Amarelo também nas empresas

O Setembro amarelo é uma campanha importante na prevenção do suicídio e com foco na saúde mental. É importante pensar neste assunto também nas empresas!

No campo empresarial, cuidar de quem cuida das organizações. Afinal, passamos grande parte do nosso dia trabalhando. Lá, construímos muitas relações!

            Diversas reportagens mostram que pessoas desesperadas, numa atitude impensada, tiram a própria vida ou de membros da família, por não acharem mais luz no fim do túnel, por achar que um problema na empresa, grandes dívidas, falência, podem indicar, para eles, o fim da vida? É preciso falar sobre isso! É preciso ajudar estas pessoas!

            Segundo o site da campanha “Setembro Amarelo”, a grande dificuldade neste caso é de identificar quando a pessoa tem estes pensamentos, e também de que a pessoa ouça seus conselhos. Profissionais como psicólogos e psiquiatras conseguirão oferecer um atendimento mais eficaz, mas cada um de nós poderá contribuir com conselhos, apoio e às vezes simplesmente ouvindo a pessoa, pois quem está mergulhado no problema não vê soluções.

Se você conhece alguém que tem problemas sérios no trabalho, principalmente se a pessoa é dona do negócio, oriente para que:

1 – Não se desespere: Pare por uns dias o ritmo. Faça um diagnóstico do que realmente está acontecendo e as possíveis, mesmo que remotas, soluções.  

2 – Converse com sua família: A família precisa saber, para poder ajudar.

3 – Procure ajuda especializada: Procure serviços de referência como um psicólogo ou psiquiatra para você, e consultores, contadores, para resolver o problema do seu negócio. O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem uma linha direta para atendimento no número 188. Maiores informações também no site http://cvv.org.br

4 – Mantenha a motivação: O desespero só piora a situação. Busque motivação. É importante também manter a sua espiritualidade.

5 – Estabeleça estratégias: Como melhorar, quanto melhorar, em que prazo.

Por pior que seja a situação haverá uma solução, nem sempre de curto prazo, mas que possa aos poucos devolver o ânimo de trabalho para esta pessoa. Até mesmo vender tudo e começar do zero é uma saída. Mas nunca, acabar com a sua vida.

Se um amigo seu estiver passando por esta situação, ofereça ajuda. Contribua com aquilo que estiver ao seu alcance, começando, no mínimo, com uma conversa! Não custa nada, e ajuda. Uma ótima e abençoada semana a todos! 

Fonte da imagem: www.cvv.org.br


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Previsão do Tempo

15/04/2024

Dengue: 12 casos positivos em Curitibanos

12/04/2024

Últimas Notícias