Durante visita à Rede Feminina de Combate ao Câncer em Curitibanos, o deputado Nilso Berlanda destacou seu compromisso com a entidade e anunciou o repasse de ma...
O sistema de arrefecimento é responsável pela refrigeração do motor, pois a combustão e o atrito gerados pelo funcionamento gera consequente. Composto por bomba d’água, radiador, válvula termostática, selos e juntas de vedação sensores de temperatura, ventilador, dutos e o fluído refrigerante que circula por esse sistema.
Hoje o destaque é o radiador, uma peça grande que vai posicionada na frente do veículo, a frente do motor (dianteiro, pois existem também veículos com motor localizado na parte traseira, mas não é o caso hoje) para captar o ar externo. O radiador funciona basicamente como um trocador de calor, ou seja, refrigera o fluído de arrefecimento (também conhecido como água do radiador) que após percorrer as galerias do interior do motor, impulsionado pela bomba d’água chega através de dutos e mangueiras ao radiador que utiliza o ar atmosférico para de certa forma esfriar esse fluído e devolver ao interior do motor.
Apesar de ser quase todo em alumínio, o radiador sofre corrosão por conta na constante alteração de temperatura, o fluído quente com o ar atmosférico em dias frios, por outro lado em situações de clima quente o sistema de arrefecimento todo é mais exigido, para manter a temperatura adequada.
O maior vilão do radiador é a corrosão causada pelo uso de liquido de arrefecimento inadequado. Usar agua da torneira é um péssimo habito, ainda comum. Os minerais contidos na água potável, principalmente o cloro é um veneno o sistema e principalmente o radiador, que corrói, assim como também a bomba d’água e os demais componentes.
O ideal é usar fluido para arrefecimento ou aditivo, como também é conhecido e água desmineralizada, própria para isso. Porém a quantidade de aditivo de água desmineralizada é especificada pela montadora de acordo com cada modelo e motorização de cada veículo.
Estas informações são encontradas no manual do mesmo, ou se preferir, consultar a oficina de sua confiança. Jamais usar água da torneira. O que parece inofensivo a longo prazo vai causar corrosão e quando menos se espera a água começa a sumir do reservatório e baixa o nível. Se não for sanado pode chegar ao ponto de vazar tudo, O motor que trabalha sem água ou quantidade insuficiente pode “ferver” e quase sempre isso é uma sentença de morte ao mesmo.
Manutenção
Verificar o nível do reservatório periodicamente de 15 em 15 dias, observar a coloração e o aspecto do líquido. Se tiver uma cor de terra ou até com o aspecto barrento é sinal de corrosão. Levar na oficina para que seja reparado se necessário trocar os componentes e principalmente fazer a limpeza completa do sistema e a substituição do líquido ou fluído de arrefecimento. Em situação normal, substituir todo o liquido a cada 60.000 km. Isso irá preservar o radiador e todo o sistema e, consequentemente o motor terá maior durabilidade.
15/10/2025
15/10/2025
Na segunda-feira (06) a Polícia Militar de Curitibanos atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. Uma mulher acionou a PM após...
09/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (06), a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu dois mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. A operação contou com o apo...
09/10/2025
Na última quarta-feira (02), o Grupo Amigos da Vida, de Ponte Alta do Norte, celebrou com muita alegria o Dia Nacional do Idoso, em um evento organizado pela Pr...
04/10/2025