A edição 2025 do Zera Dívida da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) inicia na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, com descontos maiores do qu...
A Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é uma taxa básica de juros usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país, praticadas por bancos e demais instituições do sistema financeiro. Foi criada no dia 4 de março de 1999, a taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). O Copom é um órgão composto por 8 diretores do Banco Central do Brasil, que se reúnem a cada 45 dias para estabelecer nossa taxa básica de juros.
Mas o que acontece com aumentos ou diminuições da Selic. Quando a taxa diminui, o crédito fica mais acessível, pois os bancos tendem a reduzir as taxas de juros para estimular o consumo. Em um cenário de Selic em alta, o cenário é o oposto. Quando a Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer gastos maiores. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação por gerar menor demanda e, consequentemente, oferta mais barata.
È a taxa usada pelo Banco Central para incentivar os investimentos e controlar a inflação, enquanto o IPCA é quem fornece as informações sobre a oscilação dos preços na economia real, que serão usados para definir se a Selic deve subir, descer ou se manter estável.
A Taxa Selic é a taxa básica da economia e impacta a todos, independentemente de condição social, e alguns dos efeitos dos juros altos (conforme forbes.com.br) e importante relatar são:
Percebe que é um efeito dominó e que tudo está interligado e que, combinados, determinam os rumos da economia de um país.
Há segmentos que conseguem repassar mais facilmente seus custos para o preço final dos produtos, enquanto outros têm maior dificuldade e, portanto, acabam tendo que absorver por mais tempo a elevação de custos sem aumentar os preços para o consumidor.
Empresas que possuem maior endividamento ou aquelas que dependem diretamente do consumo da população, como construtoras e varejistas, têm seus resultados afetados de forma mais intensa. Com lucros menores, as ações tendem a cair.
Inversamente, o setor bancário, por exemplo, pode se beneficiar da alta de juros, caso não reduza seu spread, que é a diferença entre o custo de captação de dinheiro e os juros cobrados nos empréstimos concedidos. Se a diferença fica maior, isso resulta em lucratividade e valorização dos ativos.
Portanto queridos leitores que sorte está lançada nesse dominó sem dó em nosso bolso.
21/11/2025
14/11/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025