og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São João Batista

UBS Centro de São João Batista abrirá neste sábado (29) para vacinação contra febre amarela

Paciente do município com sintomas suspeitos da doença está internada na UTI. Foto: Divulgação.

A UBS Centro abrirá neste sábado (29), das 8h às 12h, para vacinação contra a febre amarela. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista tem como objetivo alcançar o público que tem dificuldades para se dirigir durante a semana até os postos onde são aplicadas as doses.

“A febre amarela é uma doença gravíssima, com altas taxas de internação em UTI e de letalidade. O cenário em Santa Catarina e na nossa região é alarmante, com a doença se alastrando rapidamente. A única forma de proteção que existe contra a febre amarela é a vacina. Por isso, é fundamental que, quem ainda não se imunizou, tome a vacina o quanto antes”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), oito casos humanos de febre amarela já foram confirmados no Estado em 2021. Destes, três evoluíram para óbito, sendo dois na Região da Grande Florianópolis (um em Águas Mornas e um São Bonifácio) e outro em Blumenau.

Já São João Batista contabiliza, no momento, um caso suspeito da doença. Trata-se de uma mulher de 42 anos, que está internada em estado grave na UTI. No histórico vacinal dela, não consta imunização contra a febre amarela. O exame está sob análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).

Sintomas da doença
A febre amarela é uma doença grave e evolui rapidamente, se não for diagnosticada e tratada imediatamente. Os principais sintomas são início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fraqueza, cansaço e dor abdominal. A pele amarelada é um dos indicativos de gravidade. A recomendação para pessoas que apresentam algum sinal ou sintoma suspeito é procurar atendimento médico imediatamente.

Quem deve tomar a vacina
Todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. Quem tem 60 anos ou mais, deve apresentar prescrição médica. E, quem recebeu a vacina contra a Covid-19 recentemente, deve respeitar um intervalo mínimo de 15 dias. É necessário apresentar Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacina (se tiver).

Outros horários de vacinação
Além deste sábado (29), a vacina contra febre amarela está disponível regularmente em três unidades de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira. São eles:
- UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, nº 411): atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
- UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano): atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
- UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi, Ribanceira do Sul): atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h

*Assessoria de Comunicação  - Prefeitura São João Batista. 

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Dengue: 12 casos positivos em Curitibanos

12/04/2024

Previsão do Tempo - 12 de Abril

12/04/2024

Últimas Notícias