og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São Cristóvão do Sul

Unidade de Segurança Máxima ativada em São Cristóvão do Sul

Máxima tem 106 vagas, sendo que neste primeiro momento a unidade receberá apenas 60 internos. Foto: Diretor Márcio Márcio de Oliveira.

Nesta semana foi ativada no Complexo Penitenciário de São Cristóvão do Sul, a primeira Unidade de Segurança Máxima (USM) de Santa Catarina.

De acordo com a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a Máxima foi concebida para receber e isolar lideranças do crime organizado e presos de alta periculosidade, apenas os presos que cometeram crimes no estado de Santa Catarina.

A Unidade de Segurança Máxima tem 106 vagas, sendo que neste primeiro momento a unidade receberá apenas 60 internos. Para ocupar uma vaga são considerados diversos aspectos, como o tipo de crime cometido e o nível de risco que ele representa, neste Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), o preso fica 24 horas na cela, sendo que duas horas de banho de sol é no solário, anexo à cela.

- A operação da Unidade Máxima é diferente de uma unidade tradicional, começando pela arquitetura prisional, pois cada cela tem um solário, fazendo com que os presos não tenham contato entre si. O interno vai ter todos os seus direitos previstos em lei cumpridos à risca, banho de sol, alimentação, uniforme, kit de higiene, atendimento de saúde, contato com advogado, porém se manterá isolado dos demais apenados e todo o controle é aéreo, ou seja, para acompanhar a movimentação dos internos ou abrir uma porta, o policial estará no andar superior e não terá contato com o apenado - Explicou o Secretário da SAP, Leandro Lima.

Conforme a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o número de policiais penais atuando na Máxima é maior do que em uma unidade tradicional e os operadores têm uma dinâmica de atuação diferenciada com treinamento, armas, munições e equipamentos especiais.

 

 

 

 

 

 

 

Grazielle Delfino


Veja também

Crimes Virtuais: o perigo é real

No mundo digital, nem tudo é o que parece. Entre as facilidades e praticidades que a internet oferece, também se escondem perigos reais. Os crimes virtuais, tam...

13/06/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias