og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
São Cristóvão do Sul

VÍDEO: Com casos de assalto a mão armada e furtos, município busca reforço para segurança pública

São Cristóvão do Sul é um município tranquilo, mas em menos de 15 dias aconteceram dois crimes que acendeu alerta sobre a segurança pública. O primeiro foi no dia 25 de setembro, bandidos furtaram o caixa eletrônico de um banco, o outro aconteceu na última segunda-feira dia 10 de outubro, um homem acabou sendo assaltado quando saia de uma lotérica, segundo as investigações, um dos bandidos estava armado. Levaram os malotes e o carro da vítima. No mesmo dia a Polícia Militar, recuperou o carro, mas os bandidos seguem foragidos.

A BR-116 corta o município, sendo um dos meios de fuga de bandidos, ainda em São Cristóvão do Sul, está a Penitenciária da Região de Curitibanos com unidade de segurança máxima. Por lei, é obrigação do Governo do Estado investir e manter os serviços da segurança pública.

– Realmente não é responsabilidade da administração, mas nós temos lutado muito, temos encaminhado documentação a nível de estado e esperamos que isso seja resolvido. São Cristóvão do Sul tem apenas sete policiais, o município não é muito grande, mas abriga uma penitenciaria de grande porte. Nesses últimos dias a gente tem passado por momentos difíceis – Destaca a prefeita, Ilse Leobet.

Conforme os dados da Polícia Civil, neste ano até o começo de outubro foram registradas 70 ocorrências de furto no município, se comparado com 2021 no mesmo período, houve um aumento de quase 13% de furtos. Quase 40% dos furtos foram em residências, 16% em outros ambientes, 4,29% em comércio e também em órgão público. Já em veículos, foram 2,86%.

Outro dado que chama atenção é que segundo a Polícia Civil, o horário em que mais se teve registros de furto é entre às 12h e 18h com 30% de registros.

– Eu acredito que se aumentasse em mais uns dois ou três policiais, iria ajudar. E de repente também mais viaturas, por que muitas vezes eles são chamados para a penitenciária e o município fica desprovido. As câmeras já foram instaladas e agente precisa também de um agente para estar cuidando deste monitoramento – Explica a prefeita.  

Em nota, a Polícia Militar informou que o município de São Cristóvão do Sul, atualmente, conta com um efetivo de oito policiais militares em serviço ativo, sendo um deles o comandante do destacamento, empenhados em escala ordinária.

Sobre as ocorrências de furtos e roubos, os dados da PM apontam o registro de 29 furtos, contando com 03 prisões em flagrante realizadas pela PM. Já com relação aos roubos, foram registradas 04 ocorrências e destas 01 resultou em prisão em flagrante realizada pela PM.

A Polícia Militar também destacou que o sistema de videomonitoramento recentemente instalado no município, resultado de parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, contribui para aumentar a segurança e vigilância natural da cidade.

Sobre o número de efetivo reduzido, a PM disse que diuturnamente está presente em São Cristóvão do Sul, efetuando o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.  Somente neste ano de 2022, foram efetuadas 1.713 rondas. 465 “Operações Ostensividade”, 362 ações de Policiamento Ostensivo Motorizado, 298 Rondas Escolares, 221 Rondas Bancárias, 189 Rondas comerciais, entre ouras operações desencadeadas no período. Além disso, a Polícia Militar realizou 26 Prisões em Flagrante, e lavrou outros 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência, nos quais os suspeitos foram compromissados em audiência no Poder Judiciário. Destacando ainda, o cumprimento de 6 Mandados de Prisão emitidos pelo Poder Judiciário e cumpridos pela PM.

Confira a nota da PM na íntegra

A Polícia Militar, no município de São Cristóvão do Sul, atualmente, conta com um efetivo de oito policiais militares em serviço ativo, sendo um deles o comandante do destacamento, empenhados em escala ordinária.

No que se trata de ocorrências de furtos e roubos, no ano de 2022, foram registrados 29 furtos, contando com 03 prisões em flagrante realizadas pela PM. Já com relação aos roubos, foram registradas 04 ocorrências e destas 01 resultou em prisão em flagrante realizada pela PM.

Destoando do modo de agir de criminosos locais, no final do mês de setembro (2022) houve um furto em agência bancária no centro do município, em que suspeitos utilizando-se de maçaricos, arrombaram um caixa eletrônico.

Ainda, no último dia 10, houve um roubo em frente a Lotérica no centro do município, em que os suspeitos, utilizando-se de armas de fogo, subtraíram um malote com dinheiro, além do veículo da vítima. A PM rapidamente iniciou diligências e logrou êxito em recuperar o veículo roubado. Informações preliminares foram coletadas e repassadas à Polícia Civil, para maiores investigações.

Vale destacar que, com relação a estas ocorrências de setembro de 2022, informações importantes sobre a dinâmica dos crimes, carros utilizados e possíveis suspeitos, foram angariadas por intermédio do sistema de videomonitoramento recentemente instalado no município, sendo tal sistema resultado de parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar, que muito contribui para aumentar a segurança e vigilância natural da cidade.

Com relação aos crimes cometidos em setembro de 2022, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul já orientou a agência bancária em questão sobre as ações necessárias nas instalações para possibilitar uma melhoria na vigilância natural e dificultar as possibilidades de incidência de infrações penais no estabelecimento.

Sobre ocorrências envolvendo agências bancárias (roubos e furtos), vale mencionar que, em São Cristóvão do Sul, o último furto a bancos aconteceu no ano de 2020.

Importante destacar que, mesmo com efetivo reduzido, diuturnamente a Polícia Militar está presente em São Cristóvão do Sul, efetuando o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.  Somente neste ano de 2022, foram efetuadas 1.713 rondas programadas foram executadas. Dentre estas ações de policiamento, destacamos: 465 “Operações Ostensividade”, 362 ações de Policiamento Ostensivo Motorizado, 298 Rondas Escolares, 221 Rondas Bancárias, 189 Rondas comerciais, entre ouras operações desencadeadas no período. Além disso, a Polícia Militar realizou 26 Prisões em Flagrante, e lavrou outros 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência, nos quais os suspeitos foram compromissados em audiência no Poder Judiciário. Destacando ainda, o cumprimento de 6 Mandados de Prisão emitidos pelo Poder Judiciário e cumpridos pela PM.

Portanto, a Polícia Militar vem realizando, em conjunto com os demais órgãos da administração e de segurança pública, um trabalho de excelência no enfrentamento ao crime, com resposta rápida às ações criminosas, mostrando presença e impactando positivamente a sensação de segurança da comunidade local.

 

Luciano Francisco Comiotto

Tenente Coronel PM – Comandante do 33º BPM

 

 

 

 

 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias