og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: Curitibanos poderá ter águas termais, estudo confirma a possibilidade

Nesta quarta-feira (13), foi apresentado o resultado do estudo realizado no município para avaliar a possibilidade de águas termais e conforme o geólogo e pós-graduado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (USP) Carlos Giampá, os estudos confirmam que pode ser encontrado água quente a uma profundidade entre 800 a 850 metros com temperatura entre 35 e 38°C. Foram dois meses de estudos no Jardim Botânico, local aonde poderá ser feito o poço.

Curitibanos já é oficialmente o Coração de Santa Catarina e tornar o município uma cidade mais turística é o principal objetivo com as águas termais. Mas, antes de perfurar um poço, a prefeitura contratou a empresa para fazer o estudo do solo e verificar a possibilidade de encontrar água quente no Jardim Botânico.

- Cada região tem sua particularidade e vocês estão em uma cota relativamente alta, cerca de mil metros. Estamos aqui dentro da chamada bacia hidrológica do Paraná e tem várias camadas de rocha. Chegamos a conclusão que realmente tem um pacote de rochas importantes com capacidade de ter águas subterrâneas. Nosso estudo chegou então a mostrar que temos entre 800 a 850 metros o assoalho cristalino – Explica o geólogo e pós-graduado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (USP) Carlos Giampá.

Mesmo com o estudo apontando que existe a possibilidade de Curitibanos encontrar águas termais, também não está descartado que mesmo perfurando a profundidade dos 800 a 850 metros, não se encontre água quente. Essa possibilidade é pequena, mas pode ocorrer.

– É claro que um poço desse é caro, aproximadamente R$ 5 milhões. Sabemos que tendo a possibilidade é uma mudança de chave para a cidade. Vamos buscar recursos para a perfuração do poço e é claro que o município teria condições de fazer com recursos próprios, mas também a gente não pode antes de esgotar as possibilidades de recurso da Santur, do próprio “Plano Mil” que são recursos para infraestrutura das cidades – Destaca o prefeito, Kelberson Lima.

Quando o município tiver os recursos garantidos, a perfuração do poço deve levar cerca de cinco meses, o plano da prefeitura é de, após realizar a perfuração, abrir um processo para concessão da exploração pela iniciativa privada.  

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 19/03

19/03/2025

Outono inicia com frio pela manhã | Previsão do tempo

19/03/2025

Últimas Notícias