Na sessão da Câmara de Vereadores de Curitibanos desta quinta-feira (20), foi votado um projeto de lei de autoria do Executivo sobre o vale alimentação dos serv...
Nesta quarta-feira (13), foi apresentado o resultado do estudo realizado no município para avaliar a possibilidade de águas termais e conforme o geólogo e pós-graduado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (USP) Carlos Giampá, os estudos confirmam que pode ser encontrado água quente a uma profundidade entre 800 a 850 metros com temperatura entre 35 e 38°C. Foram dois meses de estudos no Jardim Botânico, local aonde poderá ser feito o poço.
Curitibanos já é oficialmente o Coração de Santa Catarina e tornar o município uma cidade mais turística é o principal objetivo com as águas termais. Mas, antes de perfurar um poço, a prefeitura contratou a empresa para fazer o estudo do solo e verificar a possibilidade de encontrar água quente no Jardim Botânico.
- Cada região tem sua particularidade e vocês estão em uma cota relativamente alta, cerca de mil metros. Estamos aqui dentro da chamada bacia hidrológica do Paraná e tem várias camadas de rocha. Chegamos a conclusão que realmente tem um pacote de rochas importantes com capacidade de ter águas subterrâneas. Nosso estudo chegou então a mostrar que temos entre 800 a 850 metros o assoalho cristalino – Explica o geólogo e pós-graduado em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo (USP) Carlos Giampá.
Mesmo com o estudo apontando que existe a possibilidade de Curitibanos encontrar águas termais, também não está descartado que mesmo perfurando a profundidade dos 800 a 850 metros, não se encontre água quente. Essa possibilidade é pequena, mas pode ocorrer.
– É claro que um poço desse é caro, aproximadamente R$ 5 milhões. Sabemos que tendo a possibilidade é uma mudança de chave para a cidade. Vamos buscar recursos para a perfuração do poço e é claro que o município teria condições de fazer com recursos próprios, mas também a gente não pode antes de esgotar as possibilidades de recurso da Santur, do próprio “Plano Mil” que são recursos para infraestrutura das cidades – Destaca o prefeito, Kelberson Lima.
Quando o município tiver os recursos garantidos, a perfuração do poço deve levar cerca de cinco meses, o plano da prefeitura é de, após realizar a perfuração, abrir um processo para concessão da exploração pela iniciativa privada.
19/03/2025
19/03/2025
Na última segunda-feira (17), um homem foi ferido a facadas pela ex-companheira e atual companheiro dela no bairro Água Santa em Curitibanos. De acordo com a PM...
19/03/2025
Na última semana, a PM localizou um homem que estava desaparecimento no pátio em uma igreja no município de Curitibanos. Conforme os registros da PM, o homem re...
19/03/2025
Na última semana, um motorista foi preso pela Polícia Militar após derrubar um poste de energia elétrica e dirigir sob o efeito de álcool e não possuía habilita...
19/03/2025