og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: Curso de Medicina não vai iniciar em agosto, confirma UFSC

Na última semana, autoridades políticas divulgaram um vídeo aonde o deputado Pedro Uczai (PT), confirmava o início do curso de Medicina na UFSC de Curitibanos para agosto deste ano, essa inclusive era a previsão desde o ano passado. Mas a instituição afirmou que o curso não vai iniciar em agosto, a previsão é para março de 2024.

Uma das questões apontadas pelo diretor da UFSC de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt que colabora para que o curso não inicie em agosto deste ano é que ainda não foi publicado o ato autorizativo. Sem essa publicação, a UFSC não pode iniciar o curso. O vestibular foi outra questão discutida em uma reunião nesta segunda-feira (27) no gabinete da reitoria em Florianópolis, o prazo seria até o início de abril e foi entendido que não é possível cumprir este prazo.

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) também aponta alguns critérios, entre eles de que o curso precisa de quatro docentes com formação em medicina, o que no momento, a UFSC de Curitibanos não possui. Dos editais para contratação desses profissionais que já foram abertos, apenas um foi contratado. A previsão é de que entre o final de junho e início de julho a UFSC deve abrir um novo edital de concurso público para essas contratações.

– O que eu posso afirmar a comunidade é que com certeza para o mês de agosto de 2023, o curso não irá iniciar. Hoje nós trabalhamos com um teto para março de 2024. Esse é o teto que a comissão de implantação trabalha, a direção, a UFSC como um todo. Eu sei que isto frustra muitas vezes algumas pessoas, possíveis candidatos e candidatas, mas a comunidade precisa entender que há tramites que precisam e devem ser seguidos, caso contrário nós podemos ser responsabilizados e a UFSC presa pelo ensino de qualidade. Mesmo sabendo dessa frustração que pode vir a acontecer com a comunidade, a gente pede a paciência, o respeito para que a gente possa de fato e de direito cumprir exigências que são necessárias – Explica o diretor.  

O curso segue sim mantido para Curitibanos, e a UFSC continua trabalhando para iniciar as aulas dentro da legislação. Agora em abril a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas vai realizar mais uma visita para acompanhamentos.

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 02/12

02/12/2024

Início de semana com tempo instável na região

04/11/2024

Últimas Notícias