No ViaCast da última quarta-feira (23), Jucelma Gatner, presidente da Aliança Educacional humanitária pelo bem-estar e Direito dos Animais (AEDA), falou sobre o...
Para informatizar os dados sobre o cemitério municipal, a prefeitura de Curitibanos está realizando o recadastramento e o prazo encerra nesta quinta-feira (31). Hoje os documentos com os registros de terrenos e de sepultamentos está em livros, mas os dados passarão a ser informatizados para facilitar o acesso.
Em uma era totalmente digital onde o papel fica cada vez mais obsoleto e que em casos de documentos, acabam dificultando o acesso às informações, os registros do cemitério municipal de Curitibanos, passarão a ser digital. Por conta dessa mudança, é necessário que as pessoas que tenham terrenos no cemitério, seja eles vazios ou com pessoas sepultadas, façam o recadastramento.
– Caso a pessoa não saiba qual o lote e a quadra, vai até o cemitério, o responsável acompanha para confirmar e repassa certo o número do lote e quadra. Após a pessoa se dirige até a prefeitura e realiza o recadastramento sem qualquer custo. É necessário informar quem está sepultado. Isso é válido para quem possui sepultados ou não, mesmo que tenha só o terreno ou a gaveta, jazigo, deve fazer o recadastramento – Explica o secretário de Administração e Finanças, Diego Sebem Wordell.
Informatização permite acesso rápido aos registros
O secretário apontou que com a informatização dos registros do cemitério será possível ter acesso preciso aos dados. Hoje por exemplo, não se sabe o número exato de sepultados, porém se tem uma estimativa com base que está registrado nos livros.
– Ocorre que as vezes as pessoas acabam sendo sepultadas e não é repassado essas informações para a prefeitura. Com o novo cadastro vai ser mencionado qual foi o motivo do falecimento da pessoa conforme o atestado de óbito e isso é possível gerar relatório – Explica.
Após finalizado esta fase do recadastramento, outra inovação que deverá ser instalada no cemitério é um totem, uma espécie de tela, aonde as pessoas poderão digitar o nome de seu familiar ou conhecido que está sepultado e o sistema irá informar o local, agilizando o acesso para quem está visitando o cemitério.
Cercamento do cemitério
Outro projeto que é uma reivindicação antiga da população é em relação ao cercamento, ou fechamento total do cemitério que nos fundos não possui muros ou cercas. Conforme o secretário de Administração e Finanças, Diego Sebem Wordell, já está em planejamento para a construção do muro e também a pavimentação interna.
O secretário também informou que serão instaladas câmaras de monitoramento, nesse primeiro momento, os equipamentos devem ser fixados na capela mortuária.
– Não é o município que vai ficar com uma central de videomonitoramento, mas é uma empresa de vigilância. São câmeras inteligentes com sensor de presença – Explica.
24/04/2025
11/04/2025
Na tarde desta segunda-feira (21) por volta das 13h e 55min, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência no bairro Santo Antônio em Curitibanos...
23/04/2025
Na noite desta quarta-feira (09), a PM prendeu em flagrante um homem idoso de 72 por dirigir sob efeito de álcool após se envolver em um acidente de trânsito na...
10/04/2025
Nesta segunda-feira (06), a PM prendeu um homem de 32 anos por agredir e ameaçar sua esposa no bairro Santo Antônio no município de Curitibanos. De acordo com...
09/04/2025