A Escola de Educação Básica Solon Rosa, a partir deste ano se torna uma escola Cívico-Militar. A notícia já tinha sido divulgada com exclusividade pelo VIATV em...
Circula nos grupos de WhatsApp um áudio de um suposto médico que critica a atuação médica do Hospital Hélio Anjos Ortiz em relação a uma paciente com Covid-19 que foi transferida pela família para outro hospital no litoral. Em nota o Hospital Hélio Anjos Ortiz repudiou o conteúdo do áudio por não ser condizente com a realidade e afirma que já estão sendo tomadas medidas para identificar o autor do áudio e também quem divulgou para que sejam responsabilizados.
No áudio o suposto médico diz que a paciente que seria sua cunhada, não morreu porque foi transferida de avião com UTI móvel e que o hospital de Curitibanos não mandou carta de transferência ou fizeram uma ligação. O áudio também foi enviado por internautas a nossa reportagem, confira abaixo a transcrição do áudio, inclusive com linguagem utilizada.
“Olha só. Eu como médico aqui né, recebi minha cunhada, não sabia, mas eu teria vergonha da classe médica aí de Curitibanos. A minha cunhada não morreu porque foi botada num avião UTI e desceu aqui, mas o que eu vi aqui que tava sendo feito aí é uma vergonha o que ta sendo gasto de dinheiro. Eu, olha! Eu tenho assim, acho que o diretor técnico tem que tomar uma providência quanto esse hospital, contra quem ta cuidando dos pacientes, porque o que ta morrendo de gente aí e a minha cunhada não morreu porque veio pra cá de avião na UTI móvel. Em seguida já foi pra UTI, tinha 75% do pulmão comprometido e ta numa UTI, teve de usar droga vasoativa, tava séptica né. Não mandaram uma carta de transferência, não fizeram uma ligação. Então eu não sei se isso aí é um hospital regional ou um hospital de fundo de quintal. Mas olha, eu tenho pena de quem trabalha aí e tenho pena dos pacientes que tão aí sob cuidados desses profissionais”.
O que diz o Hospital
Em nota o hospital contestou o conteúdo do áudio, apontando que não condiz com a realidade enfrentada pela instituição, no período da pandemia do Coronavírus. A nota também afirma que as colocações efetuadas no áudio, por alguém que se apresenta como médico, não refletem a realidade das condições da paciente no momento que saiu do hospital para transferência, estando tudo registrado documentalmente, inclusive por resultados de exames e procedimentos médicos.
A direção do hospital informou também que estão sendo tomadas medidas para identificar o autor do áudio e quem compartilhou para que sejam responsabilizados pelo conteúdo divulgado não se tratar da realidade e por causar temor na população e nos pacientes.
Confira na íntegra a nota do Hospital Hélio Anjos Ortiz
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O HOSPITAL HÉLIO ANJOS ORTIZ REPUDIA veementemente o conteúdo do áudio veiculado através de grupos de aplicativos por não ser condizente com a realidade enfrentada neste nosocomio, no período da Pandemia do Coronavírus.
As colocações efetuadas no áudio, por alguém que se apresenta como médico, não refletem a realidade das condições da paciente no momento que saiu deste hospital para transferência, estando tudo registrado documentalmente, inclusive por resultados de exames e procedimentos médicos.
É mentirosa a informação de que não houve encaminhamento escrito de médico para médico. O médico do hospital além de fazer por escrito, passou o caso para o médico do transporte. Nenhum médico do hospital de Tubarão entrou em contato assumindo a paciente.
No tocante ao tratamento da paciente citada no áudio, deve se destacar que foram realizados todos os protocolos necessários para o tratamento, sendo que o quadro clínico ao sair do hospital era de estabilidade.
O Hospital de Curitibanos atendeu, ao longo da Pandemia, 773 pacientes com covid-19, de Curitibanos e toda a região.
Não é admissível alguém que se diz médico, fazer comentários agressivos e mentirosos contra colegas de trabalho e colegas de enfermagem, nem será admitido comentários que denigrem a imagem do hospital e de seus funcionários, que estão trabalhando diuturnamente para SALVAR VIDAS.
Os comentários e a divulgação são IRRESPONSÁVEIS, primeiro por não se tratar da realidade e, segundo, por causar temor na população e nos pacientes.
Por esse motivo que já estão sendo tomadas medidas para identificar o autor do áudio e quem divulgou, através da autoridade policial competente.
Serão tomadas as medidas cabíveis, em todas as esferas, contra pessoas que tentam denegrir a imagem do hospital e de seus colaboradores.
O HOSPITAL reitera o compromisso que já desempenha há mais de 30 anos, de atendimento de qualidade a todos os seus pacientes, bem como, reitera a CONFIANÇA QUE DEPOSITA EM TODOS os seus COLABORADORES e CORPO MÉDICO.
02/12/2024
04/11/2024
Na manhã desta segunda-feira (13), a PM atendeu a uma ocorrência de tentativa de homicídio no bairro São Luiz em Curitibanos, onde três pessoas invadiram uma re...
14/01/2025
A PM atendeu na última semana uma ocorrência no hospital em Curitibano, no local foi constatado um homem de São Cristóvão do Sul com ferimentos na face e no bra...
14/01/2025
Na madrugada desta quinta-feira (09), a PM prendeu em flagrante um homem de 50 anos após agredir a sua companheira no bairro Universitário em Curitibanos. Confo...
10/01/2025