og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalização para combater colheita ilegal de pinhão

Com a mudança de estação vem também uma época bastante aguardada que é a colheita do pinhão. Mas, existem leis que proíbem a colheita, transporte e comercialização antes do dia 01 de abril. A Polícia Militar Ambiental, intensifica a fiscalização neste período.

O comandante do destacamento da Polícia Militar Ambiental de Curitibanos, 1° Sargento, Jeison Cristian Souza, explica que apesar de estar liberado a colheita, transporte e comercialização do pinhão somente no dia 01 de abril, muitas pessoas já colhem o pinhão em dias anteriores e que a polícia está intensificando a fiscalização para combater essa prática.

– A gente faz um alerta para a comunidade para que a gente continue preservando nosso pinheiro. No dia primeiro de abril, várias pessoas já estão comercializando o pinhão, então a gente sabe que esses pinhões já foram colhidos antes, então intensificamos as fiscalizações com o objetivo de coibir essa prática que pode gerar uma multa de R$ 500,00 – Explica o sargento.

Crime por furto

Nessa época também se torna comum as pessoas invadirem propriedades privadas para colherem o pinhão, essa prática acaba tornando a pessoa criminosa pois a mesma comete crime de furto.

– A pessoa que entra numa propriedade e retira o pinhão, ela está fazendo um furto. Então as pessoas tem que ter a consciência que elas podem estar se prejudicando de uma maneira mais grave e não só pela coleta do pinhão – Destaca o sargento.

A orientação para os proprietários de sítios, charas e fazendas que tenham a araucária é para que sejam realizadas denúncias, caso aviste qualquer movimento ilegal em suas propriedades. A pessoa que for pega em flagrante pode também responder criminalmente devido ao furto.   

 

Samuel Ferreira


Veja também

Crimes Virtuais: o perigo é real

No mundo digital, nem tudo é o que parece. Entre as facilidades e praticidades que a internet oferece, também se escondem perigos reais. Os crimes virtuais, tam...

13/06/2024

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias