og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São João Batista

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: Previsão é de que o Mercado Público seja inaugurado em novembro

Foto: Divulgação.

O prédio do Mercado Público de Curitibanos está praticamente pronto, mas apresentou problemas em algumas partes da estrutura. A prefeitura já abriu processo contra duas empresas que foram contratadas e também não fez pagamento para as mesmas. Outra licitação será aberta para contratar uma nova empresa e finalizar a obra, a previsão de inauguração é para novembro.

Na última semana o prefeito Kleberosn Lima, esteve visitando o local junto com os vereadores. Após a visita, os vereadores de oposição que também constataram os problemas, postaram em suas redes sociais as fotos feitas no prédio.

– A obra teria de estar pronta o ano passado. A empresa vencedora da licitação, no final da obra, ela não executou a parte final que é os acabamentos. A prefeitura ano passado abriu processo disciplinar e penalizou a empresa que não pode mais participar de licitações no município e também gerou uma multa que a empresa tem que pagar para os cofres municipais. Foi feita outra licitação para a empresa acabar a parte que a primeira empresa não acabou, a segunda empresa também começou e não acabou. Isso aconteceu no começo desse ano e gerou outro processo, outras restrições por parte da prefeitura e também desclassificamos a empresa – Explica o prefeito.

O prefeito também destacou que as obras são fiscalizadas e que quando constatados os problemas é aberto o processo, são feitas restrições, porém todos os trâmites legais acabam demorando.

Um dos focos do Mercado Público seria destinar espaços para que os produtores rurais da cidade pudessem vender seus produtos. Ao total são 24 boxes, mas até o momento apenas 05  estão ocupados por produtores locais. Além da produção do campo, os espaços também são destinados para o artesanato entre outros produtos. O comércio também poderá ocupar alguns dos boxes, bem como restaurantes e lanchonetes. Em 2018, o valor da obra foi orçado em R$ 2,8 milhões.

– Mas ninguém fala no benefício que vai ser para Curitibanos o Mercado Público. Então, são pequenas situações que nós estamos resolvendo. Agora vai ser feita uma licitação pela terceira vez para a conclusão desses acabamentos do Mercado Público, a gente espera que a empresa vencedora seja idônea e vai lá e acabe do jeito que o município quer. E a gente já frisa que nem a primeira e nem a segunda empresa receberam pelos serviços que não foram executados. É uma obra que vai agregar muito para os pequenos agricultores, para as cooperativas agrícolas e para o comércio local. Infelizmente tem pessoas que quanto pior, melhor, então de pequenos erros de pequenos defeitos fazem um alarde muito grande, mas sempre a Administração esteve atenta e estamos resolvendo essas situações – Destaca Kleberson.

Para que todos os 24 boxes sejam ocupados, deverá ser realizado uma força tarefa envolvendo as Secretarias Municipal de Indústria e Comércio, Agricultura, Associação Comercial de Curitibanos (Acic) e também a CDL, buscando incentivar para que outros interessados façam o credenciamento para requerer um espaço. 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Previsão do Tempo

15/04/2024

Dengue: 12 casos positivos em Curitibanos

12/04/2024

Últimas Notícias