Em março deste ano, o Município de Santa Cecília firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), comprometend...
Nesta quarta-feira (23), vai ser realizada uma reunião entre a Secretaraia Municipal de Saúde e O Hospital Hélio Anjos Ortiz que deve definir as funções do Pronto Atendimento (PA) quando estiver atendendo até às 22h. A expectativa é de que o novo horário comece a funcionar ainda em abril.
Com o horário de atendimento no PA até às 22h, deve desafogar a emergência do Hospital Hélio Anjos Ortiz que atende toda a região e prioriza urgências e emergências. No PA, os atendimentos serão clínicos, ou seja, para aquelas pessoas que estão passando mal, como por exemplo, com dores e febre.
– A gente quer atender melhor a população de Curitibanos que muitas vezes às 19h está com algum problema e se desloca para a emergência e lá vem pacientes de toda a região, acidentes, pessoas que precisam ser internadas e as vezes na triagem como o caso não é grave, vai esperar até 4 ou 5 horas para ser atendido. Então nesses casos nós queremos atender, já sair do Pronto Atendimento com medicamento, se precisar fazer algum injetável, já faz ali – Explica o secretário.
As conversas com o hospital são para organizar como será o atendimento, para que a pessoa procure pelos serviços no local certo. Conforme o secretário, a intenção é evitar um “empurra-empurra de pacientes” entre a emergência e o PA.
Quando o PA estiver funcionando até às 22h, todos os postos de saúde seguirão com os atendimentos normais, por tanto, se a pessoa precisar de uma consulta médica, deve também se dirigir ao posto de saúde de seu bairro no horário normal de atendimento. No PA o paciente também deverá passar por uma triagem.
– A gente abriu um edital para contratar médico. Amanhã à tarde temos uma reunião e acredito que vamos criar o protocolo para definir o que o hospital vai atender e o que nós vamos atender. O atendimento estendido deve ser para o mês de abril, mas eu acredito que o prefeito deve estar anunciando nos próximos dias esse tão sonhado Pronto Atendimento – Destaca Stanguerlin.
Atestados médicos não serão liberados no PA
O secretário, Roque Stanguerlin, explicou que durante o atendimento do PA à noite, não deve ser liberado atestados médicos. A intenção é de evitar que pessoas de má fé utilizem o atendimento apenas para atestados.
– Deixar muito claro é que não vai ser dado atestado de noite, vai ser dado uma declaração de atendimento, por que não adianta ir lá e dizer “estou aqui e quero um atestado para amanhã”, a declaração de atendimento vai dizer o horário em que a pessoa esteve no PA, isso para o outro dia, não vale como atestado. A gente tem que aliar isso para que não se crie uma cultura de “amanhã vou lá no PA pegar um atestado e não vou trabalhar”. Vai ter as consultas, os medicamentos, os injetáveis, curativos, verificação de pressão, glicemia, então vamos procurar fazer para que a coisa funcione. Acho que no início vamos ter algumas dificuldades, vamos acompanhar, ver os erros e os acertos e já pedimos a compreensão da população – Explica o secretário.
06/11/2025
05/11/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025
Na noite deste sábado (19) por volta das 23h e 45min, os bombeiros atenderam a uma queda de um motoqueiro de 24 anos ficou ferido na Rua Papa João XXIII no Cent...
19/10/2025