og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: “Existia mesmo uma faca na mochila da criança” afirma a secretária de Educação, Patricia Maciel Bastos

Foto: Samuel Ferreira/Portal Via Pública.

Um aluno de 10 anos do Núcleo Municipal Rotary, entrou na escola com uma faca na mochila, o caso ganhou repercussão nesta quarta-feira (27) nas redes sociais, onde foi divulgado até um áudio de uma suposta mãe falando sobre o caso. Em uma coletiva de imprensa, a secretária de Educação e a diretora da escola, confirmaram o fato, mas refutaram alguns pontos do áudio que circulava.

O fato ocorreu nesta terça-feira (26) e quando a professora constatou que o aluno estava com a faca, ela levou o mesmo para a secretaria junto com o objeto. Depois do ocorrido, o aluno foi afastado e passa por um acompanhamento psicológico. Mas conforme a diretora, a criança é um aluno tranquilo, com boas notas e que nunca teve qualquer problema na escola.

– O fato aconteceu. Existia mesmo uma faca na mochila da criança, ele trouxe de casa. Uma aluna alertou a professora que imediatamente tomou as medidas, segundo o relato das crianças ela mostrava a faca para os amiguinhos por baixo da carteira e em momento algum as outras presenciaram a questão de ameaças ou ameaças de morte que iria matar todos da sala. Isso relato das crianças e da professora que presenciou até o momento que ela soube que tinha o objeto na mochila – Explica a secretária.

Para os professores, o aluno contou ao menos duas versões do motivo de ter levado a faca e uma delas foi para se defender, casso ocorresse na escola uma tragédia como em Saudades. No áudio divulgado, foi falado que a criança teria ameaçado um colega, colocando a faca no pescoço do mesmo. A diretora, Priscila Ferraz, não confirma tal ocorrência, apontando que a criança que disse ter sido ameaçada, falou que mais ninguém viu a situação.

– A posição da direção da escola foi acionar o Conselho Tutelar e solicitar a presença dos pais do aluno que estava com a faca, ligamos para a mãe do aluno que veio correndo em 10 minutos, ficou muito nervosa e chateada com a situação. Ela nos relatou que não tem problemas com ele em casa. Na escola a gente nunca teve problemas com esse aluno, ele é uma criança que tem notas boas que tem bom comportamento. Informamos ela que o Conselho iria tomar as medidas cabíveis, então agora ele vai passar por um atendimento. Ele está afastado por enquanto para receber este tratamento e só vai voltar quando o profissional dar o aval – Destaca a diretora.  

Medidas de segurança devem ser adotadas

Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Educação afirma que as escolas deverão receber câmeras de monitoramento e detector de metais. A contratação de vigia está descartada.

– As pessoas nos cobram muito do vigia dentro da escola, um vigia dentro da sala de aula não iria resolver essa situação, não seria a solução do problema. Mas concomitante ao que aconteceu em Saudades, nós já estamos em um processo de um projeto para câmeras de monitoramento nas salas para controle de acesso e para detector de metais, então isso já está acontecendo, já tem uma empresa contratada que está montando este projeto para uma maior segurança – Afirma a secretária, Patricia Maciel Bastos.

Sobre a realização de revistas nos alunos ao entrarem na escola, a diretora explica que não é possível, devido a infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas, orienta para que os pais verifiquem em casa, as mochilas  e sugeriu que não há necessidade de citar para a criança que estão procurando algo, mas que podem dizer que só estão olhando se o material está certo.

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Giro Policial - Edição 24/03

24/03/2025

Previsão do Tempo com Sol e com possibilidade de pancadas de chuva

24/03/2025

Últimas Notícias