og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

VÍDEO: “Por que não informar a todos o que vamos discutir na Câmara?” Questiona vereador, Giancarlo Schveitzer

Foto: Arquivo/Portal Via Pública.

A publicação das pautas da sessão da Câmara de Vereadores de Curitibanos, ou seja, o que será discutido e votado, ocorre no dia da sessão (segunda e quinta-feira) às 17h no site da Câmara. Para o vereador, Giancarlo Schveitzer (PL), esse prazo é curto e não garante maior transparência, por isso, o mesmo apresentou um projeto para que essas publicações fossem realizadas com no mínimo um dia de antecedência das sessões, mas a maioria dos vereadores votaram contra.

Para o vereador é importante dar mais transparência no que vai ser votado nas sessões, a publicação com um dia de antecedência, traria mais acesso ao público e também para os próprios vereadores que teriam mais tempo para se informar sobre os projetos.

– Nossa proposta é que a pauta fosse disponibilizada, não só para nós vereadores, mas para a imprensa e toda a população em geral em pelo menos 24h de antecedência. Para nós vereadores termos um tempo hábil para procurarmos especialistas nas aéreas a serem debatidas e segunda situação é a publicidade e transparência, a imprensa e toda a população de Curitibanos merecem saber o que vamos discutir e votar, então meus amigos, porque não informar a todos o que vamos discutir na Câmara? – Questiona o vereador, Giancarlo Schveitzer.

Já o vereador, Alain Agostini (PSD), que foi um dos que votaram contra o projeto, justifica apontando que todos os vereadores tem acesso a pauta somente as 17h no dia da sessão e que é realizado reunião com todos os vereadores após as 17h, mas que nem todos os vereadores participam.

– Estão falando que não há transparência e sobre o tempo para análise do projeto é curto. Todo o projeto que entra na casa mesmo antes de ser lido no expediente é de conhecimento de todos os vereadores. Todos os vereadores tem acesso a estes projetos, a população também, é só acessar o site da Câmara. Desde o momento em que o projeto entra na casa, o vereador já pode estudar, com relação ao tempo para convidar pessoas para participar das sessões, não vejo motivo para esta mudança, já que nada impede que o vereador converse antecipadamente com a presidência. Por tanto, votei contrário ao projeto, pois o vereador tem acesso a todas as proposições e com muita antecedência – Explica o vereador, Alain Agostini.

Agostini também destacou que na sua opinião, a proposta iria travar o fluxo das tramitações, criando mais burocracia para a Câmara de Vereadores.

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal - Edição 54

13/06/2024

Informativo Municipal - Edição 53

06/06/2024

Últimas Notícias