A partir da sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde passa a ofertar a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Curitibanos, amplia...
Para receber a dose, deve ser apresentado prontuário municipal, carteira de vacinação e estar acompanhado por um responsável. Foto: Freepik.
A partir da sexta-feira (30), a Secretaria de Saúde passa a ofertar a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em Curitibanos, ampliando as ações de prevenção à doença no município.
A imunização estará disponível na Sala de Vacinas, localizada na avenida Leoberto Leal, em frente à IMED, com atendimento das 7h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h45. Para receber a dose, deve ser apresentado prontuário municipal, carteira de vacinação e estar acompanhado por um responsável.
O esquema vacinal é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre as aplicações, conforme orientação do Ministério da Saúde. A vacinação em Curitibanos é exclusiva para a faixa etária de 10 a 14 anos. A ampliação da vacinação no município segue a nova estratégia do Ministério da Saúde, que estendeu a imunização contra a dengue para todos os municípios do país. A vacina, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro de 2023.
A escolha da faixa etária de 10 a 14 anos considerou as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) da Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de hospitalização por dengue registradas nos últimos cinco anos e a pactuação realizada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Inicialmente restrita a alguns municípios devido à limitação na produção do imunizante, a vacinação foi ampliada gradualmente pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI). Com a maior disponibilidade de doses, a estratégia passou a contemplar todos os municípios brasileiros.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, mais comum em períodos quentes e chuvosos. Os principais sintomas são febre alta de início súbito, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de mal-estar. O tratamento é sintomático, com foco na hidratação, e a prevenção é fundamental, por meio da eliminação de locais com água parada, que servem de criadouro para o mosquito.
*Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Curitibanos.
14/01/2026
08/01/2026
A Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos na tarde da última sexta-feira (23) após agredir sua irmã no Centro em São Cristóvão do Sul. A PM chegou no local...
28/01/2026
A Polícia Militar prendeu no início da noite deste sábado (24) por volta das 18h e 27min, um homem de 23 anos acusado de agredir a própria companheira no bairro...
28/01/2026
Uma ocorrência de extrema gravidade mobilizou a Polícia Militar de Curitibanos na madrugada deste sábado (24), por volta das 2h51 envolvendo tentativa de femini...
27/01/2026